- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  PASTORAL DA SAÚDE  
 
 
     
 

A Pastoral da Saúde do IBCC segue as diretrizes da Pastoral Nacional com Estatuto aprovado na Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Por meio de voluntários e agentes formados, desenvolve diversos programas e projetos. Parte do seu envolvimento no hospital está relacionado à Igreja Católica, mas também é ecumênica, organizando missas semanais, orações, bênçãos e eventos.
 

Os sacramentos - batismo, unção dos enfermos, eucaristia, etc. - são oferecidos pelo capelão do IBCC, sempre que solicitado pelo paciente. Esse setor também ajuda pacientes das mais diversas religiões a buscar ajuda na sua Igreja, trazendo, se solicitado, um representante da sua fé até o hospital, desde que devidamente credenciado e/ou autorizado pela instituição.

De acordo com o Instituto Camiliano de Pastoral da Saúde (ICAPS), por Pastoral da Saúde entende--se: a ação evangelizadora de todo Povo de Deus, comprometido em promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente a missão libertadora e salvífica de Jesus no mundo da Saúde. Dessa forma, o objetivo geral da pastoral passa pela justiça e pela solidariedade na opção preferencial pelos pobres enfermos. Ou seja, evangelizar, com renovado espírito missionário, o mundo da saúde.

A partir disso a Pastoral da Saúde foi organizada abrangendo três dimensões: Dimensão Solidária; Dimensão Comunitária e Dimensão Político-Institucional.

<< Voltar para a tela anterior