- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  NOTÍCIAS  
 
 
 
22.11.2017 - IBCC une Meio Ambiente nas temáticas da Semana de Prevenção de Acidentes
 

Depois de receber o reconhecimento do Projeto Hospitais Saudáveis e da Rede Global de Hospitais Verdes e Saudáveis, por iniciativas sustentáveis, o IBCC deu sequência aos projetos de consolidação da política de gestão ambiental e incluiu o Meio Ambiente na edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, transformando-se na SIPATMA.

Após abertura declarada oficialmente na segunda-feira, dia 13, pela diretora de serviços administrativos, Carla Petreca, diretora dos serviços de apoio, Stela Bridi, pela Engenheira do Sesmt do IBCC, Thais Santucci e pela atual presidente da CIPA, Ana Consolin, o evento contou com uma Oficina de Terrário, que aproveitou materiais recicláveis, como potes e vidros para o plantio de mudas e leguminosas de forma decorada.

Uma Oficina chamada “Movimente-se com a Fisioterapia e a Terapia Ocupacional” ensinou aos profissionais do IBCC a importância da postura corporal correta no uso de computadores e no carregamento de pesos, além da forma adequada de andar, de se posicionar para evitar lesões futuras e reduzir as existentes.

Uma palestra sobre Hospitais Saudáveis com o Vital Ribeiro, membro internacional da Healthcare dos Hospitais Verdes Saudáveis, que destacou como é imprescindível hoje que as empresas de saúde se posicionem para ser exemplo da preocupação socioambiental. Hospitais devem trabalhar para tornar o ambiente sustentável, com análise dos riscos, de seus resíduos e das mudanças climáticas. “É preciso pensar na implementação de eficiência energética, cuidados com alimentos de forma sustentável, reduzir geração de resíduos, substituir substâncias perigosas, comprar produtos mais sustentáveis e seguros, reduzir uso de água são alguns dos exemplos”, afirma o palestrante, que ainda apresentou os indicadores do Desafio de resíduos para uma instituição hospitalar com foco na redução total, aumento da taxa de reciclagem e redução da taxa de resíduos biológicos e químicos.

Biossegurança foi tema abordado pelo médico infectologista do IBCC, Dr. Marcos Cyrillo, que destacou serem os riscos biológicos os principais dentro do ambiente hospitalar e, por isso, profissionais devem estar sempre atentos aos mapas de riscos, vírus no meio ambiente e importância de atitudes simples, como lavar as mãos de forma correta. Falou ainda sobre propaganda de sabonetes que informam que matam 99,9% dos germes e bactérias. “De fato pode até cumprir esse papel, mas a cada ciclo de 20 minutos, esse 0,1% se reproduz em milhares, portanto a importância da higienização constante”, enfatizou.

Qualidade do sono

Um teatro sobre a importância da qualidade do sono foi apresentado em diversos setores do IBCC, com tema sobre como o tempo dispensado na internet, televisão e demais tecnologias podem consumir a energia no dia-a-dia e no trabalho, prejudicando ainda as relações familiares.

O poder da gratidão e do bem-estar foi outro assunto enfatizado por Rosa Rebollo, que destacou como construir boas emoções para gerar uma boa qualidade de saúde mental, motivação e felicidade. “É preciso dar atenção e reconhecer suas emoções para poder educa-las. A felicidade não é um lugar, é um caminho para se viver o presente”, destacou. Massagens foram realizadas para complementar a atividade do poder da gratidão. As técnicas utilizadas proporcionam relaxamento, estimulam a criatividade e o conhecimento de si mesmo.

Show de Talentos

A SIPATMA foi encerrada com um show de talentos preparado por diferentes grupos de profissionais do IBCC que organizaram paródias musicais e teatro em menção à importância da segurança no trabalho diariamente, com foco na qualidade de vida. Muito bom humor, criatividade e bom gosto nas apresentações.

“O Show de Talentos tem a finalidade de tornar o assunto de prevenção ao acidente de trabalho algo mais leve e que tenha maior adesão possível das pessoas. É um momento que integra, que as pessoas se divertem e podem refletir sobre essa causa que trabalhamos o ano inteiro”, declara Vinícius Marques, Técnico de Segurança no Trabalho do IBCC.



 

Sipatma