- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  NOTÍCIAS  
 
 
 
24.11.2017 - Semana de Prevenção de Lesões de Pele alerta sobre cuidados com o paciente
 
Aconteceu no IBCC a Semana de Prevenção de Lesões de Pele, iniciativa da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN) e do Grupo Especializado em Pele e Estomas (GEPE), que serve para atualizar técnicos de enfermagem e enfermeiros da instituição. Na abertura da semana, a enfermeira coordenadora do GEPE, Lilian Quiroz, destacou a participação dos profissionais e a importância do cuidado com os pacientes que apresentem risco de Lesão por Pressão (LPP).

Na sequência, aconteceu a palestra ‘Prevenção de Lesão por Adesivos Médicos’, pela enfermeira estomaterapeuta da Smith & Nephew, Andrea Araújo da Silva, que falou sobre os estágios da LPP, a necessidade constante da prevenção, a melhora da qualidade de vida do paciente e como isso tem relação com a diminuição dos custos. “O tratamento tem um custo de até 3,6 vezes maior que a prevenção”, mencionou.

A Lesão por Pressão também conhecida popularmente por escara ou úlcera de decúbito é definida como uma lesão que pode ser superficial ou profunda, causada pela pressão prolongada em uma proeminência óssea ou regiões próximas a dispositivos médicos tais como sondas, cateteres, talas gessadas e etc. “Pessoas acamadas ou que apresentem dificuldade para se movimentar ou mudar de posição são as que apresentam maior risco do desenvolvimento de lesão por pressão, assim como os idosos”, explica Lilian Quiroz.

Estratégias

No IBCC são realizadas estratégias para a redução da lesão por pressão ano a ano. Ao identificar que o paciente tem risco de LPP são implementadas medidas preventivas por toda a equipe multidisciplinar e ainda ação do GEPE. O último 16/11 marcou o Dia Mundial de Prevenção de Lesão por Pressão. No IBCC, a Semana de Prevenção de Lesões de Pele teve ainda palestras sobre Segurança do Paciente: prevenção e lesão por pressão e palestra sobre Prevenção e Tratamento de Dermatite Associada à Incontinência.