- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  NOTÍCIAS  
 
 
 
14.12.2017 - Diminuição do tempo de jejum pré-operatório é assunto destaque em Simpósio de Nutrição
 
Em evento no IBCC, médicos, nutricionistas e demais profissionais de saúde apresentaram melhorias e desafios em terapia nutricional

No I Simpósio de Nutrição e Oncologia do IBCC, destaque para as discussões e apontamento em temas como Terapia Nutricional, Gestão de Riscos, Redução do período de jejum e Indicadores de Qualidade, com a participação de profissionais de destaque na saúde em todo o Brasil, em especial o Dr. Dan L. Waitzberg, diretor do GANEP Nutrição Humana, Dr. José E. Aguilar Nascimento, pesquisador da UFMT e responsável pelo Projeto Acerto, além de médicos e profissionais de diversos hospitais de São Paulo.

O evento abordou temas atuais em terapia nutricional, com direcionamento para discussões polêmicas em protocolos de cirurgia que visam à recuperação do paciente, mas que muitas vezes não são realizados em instituições de saúde.

Projeto ACERTO

O projeto visa acelerar a recuperação pós-operatória de pacientes. Baseado em programa europeu já existente (ERAS – Enhanced Recovery After Surgery) e fundamentado no paradigma da medicina baseada em evidências, o projeto ACERTO é um programa que, dentre outras orientações, trabalha a abreviação do jejum pré-operatório. Conforme o Dr. José Eduardo Aguilar, criador do programa, é fundamental que haja uma aceitação de médicos anestesistas, cirurgiões, intensivistas, nutricionistas, enfermeiros, entre outros, para que a implantação do projeto proporcione melhorias na recuperação cirúrgica, além de uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

Mariana Holanda, médica e coordenadora clínica da Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional do IBCC, apresentou o tempo médio de jejum no hospital e a coordenadora de nutrição Thais Cardenas apontou as estratégias que estão em desenvolvimento na instituição para redução do tempo nos diversos casos de cirurgia. O evento ainda teve a participação dos profissionais do IBCC, Dr. Walter Galvão, diretor médico técnico, Mariele Marcatto, nutricionista clínica e Fabíola Gonçalves, coordenadora do Niqesp.I Simpósio de Nutrição