- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  NOTÍCIAS  
 
 
 
15.12.2017 - Acidentes por exposição a materiais biológicos cresceram 108% no Brasil
 
Profissionais de todas as áreas do IBCC participaram no anfiteatro, de treinamento sobre a Norma Reguladora NR-32 de Segurança do Trabalho nos Estabelecimentos de Saúde. O evento aconteceu em diversos horários, contemplando assim profissionais dos períodos diurno e noturno do IBCC. No hospital o treinamento tratou mais da segurança em relação materiais biológicos e perfucortantes, que em geral apresentam alta incidência entre os profissionais de saúde devido aos inúmeros riscos ocupacionais a que esses trabalhadores estão expostos. No IBCC, os números diminuem a cada relatório, especialmente devido a quantidade de treinamento e capacitações que existem, além do cuidado que cada profissional tem demonstrado no manuseio de materiais.

Porém, quando se trata de Brasil, os números têm crescido. Segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação - SINAN -, entre 2007 e 2010, por exemplo, teve um aumento de 108%, passando de 15.735 acidentes por exposição a materiais biológicos para 32.734. De acordo com Vinícius Barreto, técnico de segurança do trabalho do IBCC, hoje tem se notificado mais os acidentes, mas no geral os profissionais estão mais preocupados com a própria segurança. “A maioria dos acidentes de trabalho são previsíveis, mas é preciso desenvolver uma ampla cultura de segurança”, destaca o técnico em segurança.

Perfurocortantes

O treinamento no IBCC destacou ainda que os índices de acidentes de trabalho em instituições de saúde têm aumentado devido à falta de cuidado com materiais biológicos e/ou perfurocortantes. “No IBCC temos uma grande preocupação com a biossegurança, ao mesmo tempo com questões comportamentais, uso consciente da caixa de descarte, entre outros”, explica Vinícius Barreto.

Conforme o Ministério do Trabalho, a NR-32 de Segurança de Trabalho nos Estabelecimentos de Saúde (aprovada em 2005), é definida como a norma que cuida da saúde dos profissionais da área da saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral. A norma foi criada para constituir diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção específicas aos trabalhadores do setor.