- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  NOTÍCIAS  
 
 
 
22.12.2017 - Como “segurar as pontas” nas festas de final de ano
 
Fim de ano sem culpa? É o que todo mundo quer, não é mesmo? Mas se você está pensando que deve apenas fechar a boca neste natal e ano novo, engana-se. E muito! Na verdade final de ano é época de fartura e o nutricionista do IBCC – unidade Jaçanã – Rodrigo Costa, dá dicas de como comer bem, curtir as festas em família, e ainda não ganhar aqueles tão indesejáveis quilos extras tão difíceis de perder.

A primeira delas é cuidado com os pratos gordurosos, como peru, chester, tender e pernil, embora sejam elas as estrelas principais do cardápio. “Devem ser consumidos sem exagero sobretudo a pele, que onde está concentrado a maior quantidade de calorias”, explica.

Não exagere nas oleaginosas: castanhas e nozes ajudam a reduzir o LDL “colesterol ruim” além de serem ricas em selênio, porém são extremamente calóricas e devem ser consumidas sem exageros, duas à quatro unidades é o suficiente para atingir a recomendação de ingestão diária de um adulto.

“Já em relação a bebidas, o vinho normalmente é o mais consumido nestas festividades e o mais calórico. Apenas dosar a quantidade e sempre intercalar com água”, destaca Rodrigo.

É comum algumas famílias realizar a ceia somente após a meia noite. Nesses casos é importante não ficar um período longo de jejum, sendo este um fator para queda da glicemia gerando mal estar e/ou desmaio.

“As ‘beliscadas’ nesse período são bem-vindas, mas opte pelas frutas, algo mais leve, até porque logo em seguida a ceia de natal já vai começar”, sintetiza.