- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  NOTÍCIAS  
 
 
 
19.01.2018 - Palestra sobre saúde emocional destaca importância da autopercepção
 
Na palestra Saúde Emocional: a importância do autocuidado, a psicóloga do IBCC, Livia Okada, explicou aspectos da campanha Janeiro Branco e como o autoconhecimento, dentre outras coisas, é fundamental para uma melhor saúde mental e emocional. Segundo a psicóloga do hospital, em palestra na tarde desta quarta (17) para profissionais, pacientes e público externo, o cuidado com a saúde mental envolve práticas diárias, muitas vezes simples, ligadas a momentos de relaxamento, satisfação pessoal, busca pelo próprio eu e reflexões.

“É um conjunto de ações, pensamentos, sentimentos. O slogan da campanha traz a frase ‘Quem cuida da mente, cuida da vida’, mostrando que é fundamental nos cuidarmos para que tenhamos condições de usufruir cada momento de nossas vidas, observando oportunidades de mudança para sermos pessoas melhores, mais conscientes e satisfeitas com nosso jeito de ser e com nossas relações”, salienta.

Livia Okada considera que as pessoas podem contribuir para o seu equilíbrio emocional e bem-estar a partir da constante observação e reflexão sobre esse conjunto de ações. A psicóloga concorda que nem sempre o processo de mudança é fácil e é exatamente por isso que todos devem valorizar as pequenas conquistas: “É importante valorizar e ser grato por isso”, frisa. Ela aponta ainda que pessoas próximas a nós podem nos auxiliar a enxergar mudanças de comportamento e humor, já que nem sempre é fácil identificar estas alterações diante do envolvimento com a nossa rotina, e se necessário procurar ajuda profissional, explica.

Dinâmica

Todos os presentes participaram de uma atividade de relaxamento de cinco minutos, momento em que as luzes do anfiteatro foram reduzidas e uma música foi apresentada. A psicóloga, com frases de conforto, foi conduzindo a mentalização, convidando a todos para pensarem em coisas positivas, pensarem em momentos de prazer e satisfação, deixando um pouco o trabalho e o estresse de lado. Vera Alice, voluntária do IBCC, contou que a atividade trouxe um momento de relaxamento incomum nos dias de hoje e que vai prestar mais atenção a situações como essa no seu dia a dia. “Corremos tanto e às vezes temos dificuldade em fazer o mais simples”, destacou.

Ao final da palestra, todos os participantes foram convidados a deixar uma mensagem na árvore da gratidão, iniciativa do Grupo de Trabalho Humanizado do IBCC que serve para que todas as pessoas que frequentam o hospital deixem seu recado de agradecimento e otimismo para 2018. Ana Paula Rufino, técnica de enfermagem do IBCC, colocou seu recado na árvore e reforçou a necessidade de valorização de fatores emocionais e não apenas o lado físico. “Hoje procuro parar e meditar sobre minhas ações, cuidando sim do corpo, mas sempre focada nas minhas questões emocionais”, sintetizou.