- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  NOTÍCIAS  
 
 
 
27.03.2018 - Inteligência competitiva é tema de capacitação para profissionais do IBCC
 
Como fazer um dado se transformar em informação para então ser aproveitada dentro do conhecimento profissional e se tornar uma decisão? Esse foi um dos questionamentos levantados pelo consultor estratégico da empresa 3Gen, Luiz Sedrani, durante o segundo módulo de capacitação integrada destinado a profissionais do IBCC.

O tema do módulo foi “Inteligência Competitiva e Inovação” e abordou a importância da racionalidade nas tomadas de decisões minimizando os riscos para o negócio. Isso envolve análises de fatores mercadológicos, pesquisas internas e externas, cenários e informações que devem ser levadas em consideração no planejamento estratégico de uma empresa na hora de uma decisão.

O processo analítico dessas decisões também foi tema abordado pelo consultor. “Cada líder deve praticar o processo de visualizar um dado, transformá-lo em informação e agrega-la aos seus conhecimentos para obter uma ação inteligente, levando ao seu gestor recomendações e sugestões de ações para a tomada de decisão”, explica.

Isso envolve também a análise dos players, concorrentes, ameaças e outros pontos essenciais analisados. É importante que cada líder se comunique de forma clara sobre o planejamento estratégico do Hospital para que a mensagem seja compreendida por todos. “A informação precisa ser descentralizada e ainda distribuída para uma melhor rede de comunicação”, complementa o consultor.

Sandra Moura, coordenadora administrativa do departamento comercial do IBCC, acredita que a capacitação fortalece o espírito de integrar os profissionais ao planejamento estratégico da instituição. “O Comercial está sempre muito envolvido com o planejamento e é fundamental que os líderes tenham esta visão de distribuir a mensagem para o restante da instituição. Acredito que essas abordagens ajudem o líder a praticar isso. Nós já buscamos diariamente o que acontece no mercado para levar informação e conhecimento para o gestor com nossa visão”, comenta.

As capacitações em módulos interdependentes terá continuidade no IBCC nos próximos meses e envolverá diversos temas importantes para o crescimento da instituição.