- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  NOTÍCIAS  
 
 
 
18.04.2018 - A relação do sobrepeso com a prevenção do câncer
 
O sobrepeso ou obesidade, pensando em um acúmulo de gordura muito mais do que em massa muscular, gera um processo inflamatório constante. Essa situação pode levar ao aumento da produção de hormônios e, consequentemente a danos celulares que podem levar ao desenvolvimento do câncer. Segundo a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do IBCC, Thais Cardenas.

Por isso, uma das principais recomendações para prevenção de doença oncológica é a manutenção do peso em níveis saudáveis. Um parâmetro bem simples e prático, apesar de nem sempre significar o quanto você tem de gordura, é o IMC (Índice de Massa Corporal), calculado da seguinte forma: peso dividido pela altura ao quadrado e o resultado deve estar entre 21 e 23 kg/m2 quando se fala em prevenção do câncer.

O sobrepeso ou obesidade estão associados ao aumento do risco para, ao menos, 11 tipos de tumores, entre eles: intestino (principalmente colorretal), rim, ovário, estômago, mama (pós menopausa), fígado, pâncreas, útero, vesícula biliar, esôfago e próstata.