- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  NOTÍCIAS  
 
 
 
27.04.2018 - Dia Nacional da Segurança no Trabalho: Como o profissional pode prevenir
 
Todo acidente é decorrentes de alguma falha que deve ser identificada e corrigida, para que não volte a ocorrer e possíveis danos. Todos devem fazer a sua parte para garantir um ambiente mais seguro, além de cuidar da própria integridade e saúde. O SESMT do IBCC relaciona as principais formas de prevenir.

1 - Mantenha as áreas de circulação desobstruídas.

As áreas de circulação, principalmente de pedestres, devem estar desobstruídas. Está é uma ação que evitará que os profissionais tomem caminhos alternativos e aumentem os riscos de sofrer acidentes.

2 - Saiba como utilizar os dispositivos de segurança

Os Brigadistas da equipe de combate a incêndio e primeiros socorros devem estar aptos a utilizar os dispositivos e equipamentos de segurança necessários para o combate a incêndio, caso seja necessário. O profissional não deve exercer uma função que não esteja habilitado.

3- Utilize os Equipamentos de Segurança consciente dos riscos

Os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e os EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva) são fundamentais para que os profissionais possam exercer suas atividades com segurança, pois são requisitos básicos, requeridos por lei. Para isso, é preciso saber quais tipos são necessários, de acordo com o tipo de atividade realizada.

4- Respeite os limites de velocidade

Muitos acidentes acontecem porque motoristas não respeitam os limites de velocidade ou tentam fazer ultrapassagens perigosas. Lembre-se. É melhor ir mais devagar e chegar inteiro do que acelerar seu veículo e correr riscos.

5- Dirija com segurança

Mantenha sempre a distância de segurança para evitar acidentes com freadas bruscas. Para ter tempo de reação, o ideal é ter 3 segundos para o carro da frente. Use também os avisos de luz e lembre-se que o uso de faróis é obrigatório na estrada. Por último, não jogue lixo pela janela. Além da falta de educação, a atitude ainda pode causar acidentes.

6- Prevenção de Acidentes com perfurocortantes

Fazer uso de perfurocortantes com dispositivos de segurança é, sem dúvida a melhor maneira de eliminar os riscos de acidentes e cuidar da saúde dos profissionais da área da saúde.