- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  NOTÍCIAS  
 
 
 
11.05.2018 - Semana do Profissional da Saúde no IBCC envolve Ensino, Inovação e Cuidado Centrado
 
Durante três dias profissionais das áreas assistencial, administrativa, médica, comercial e de apoio do IBCC participaram da Semana do Profissional da Saúde, que envolveu 10 temas discutidos em forma de palestras, talk show e dinâmicas para enfatizar a importância do ensino, inovação e cuidado centrado ao paciente. Gisele Melo, gerente assistencial do IBCC, destacou que a proposta para a Semana foi celebrar a união dos saberes. “Promover através do conhecimento a autonomia e o empoderamento dos profissionais para o processo do cuidar através de práticas seguras”, disse.

Entre as palestras os temas abordaram “Saúde 4.0” e a revolução no cuidado com o paciente ministrada pela analista de planejamento estratégico do IBCC, Letícia Marina. A coordenadora de Práticas Assistenciais, Juliana Amaral, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, destacou a importância de todo um trabalho em equipe para um modelo de assistência de qualidade. A “Tecnologia em terapia intravenosa” também foi tema técnico enfatizado por Marcos Garcia (BARD).

Novas práticas

Um Cine “Boas Práticas na terapia infusional” foi exibido em diversos momentos para envolvimento dos participantes que interagiram com a atividade apontando erros e acertos na assistência. O “Empoderamento do profissional de saúde nas práticas assistenciais” foi importante tema discutido pela Dra.Lina Monetta, que frisou como o conhecimento é ferramenta de poder na assistência. Uma Missa em Ação de Graças pelo Profissional da Saúde foi momento de emoção para os presentes.

Outros temas foram abordados, como: “Desenvolvendo potencialidades com a Terapia Ocupacional para o trabalho em equipe”, explorado pela Terapeuta Ocupacional do IBCC, Natália Salles. “Atendimento ao paciente em emergência, olhar ético e técnico” foi assunto trazido pelo Gerente Assistencial do Hospital São Camilo), Alexander Aredes. “Empatia: estratégia de humanização e segurança para pacientes e profissionais” apresentado pela psicóloga, Fernanda Rezende. “A interface entre a Psicologia e o Serviço Social” foi assunto dividido entre Fábio Gomes, psicólogo do IBCC e o assistente social, Hebert Luz. “Mídias Sociais” também foi tema proposto pelo evento e explorado pelo especialista em Mídias Digitais, Alessandro Vieira, seguido do tema “Estratégias de comunicação que potencializam o cuidado seguro”, abordado pelo jornalista Roberto Bertozi.

Desafios

“Voz e movimento: como a fisioterapia e a fonoaudiologia fazem a diferença na rotina do profissional” foi tema enfatizado pela fisioterapeuta, Camila Peral e fonoaudióloga, Márcia Araguti. “Estratégias de ensino e simulação realística” foi tema apresentado pela Gerente do IEP e do Centro de Simulação Realística São Camilo, Ariadne Fonseca e “Os desafios dos profissionais da saúde na educação” tema ministrado pela Wanessa Casemiro do Hospital Sírio Libanês.