- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  ESPECIALIDADES MÉDICAS  
 
 
     
 

Radioterapia

Saiba mais sobre Radioterapia

O que é Radioterapia?
É um tratamento que utiliza radiação ionizante, com a finalidade de destruir ou impedir que as células de um tumor se multipliquem, eliminando as células tumorais e promovendo o reparo celular, contribuindo, desta forma, para o controle local e a melhora da qualidade de vida do paciente.
Dúvidas frequentes

O que é radiação ionizante?
São ondas eletromagnéticas que alteram a estrutura da matéria viva da célula.
Quais os objetivos da Radioterapia?
A Radioterapia pode fazer com que o tumor desapareça e a doença fique controlada.
Quando não é possível obter a cura, a Radioterapia pode contribuir para melhorar a qualidade de vida, já que diminui o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.
A Radioterapia atinge as células normais?
Sim, porém, as células normais possuem uma capacidade maior de se regenerar do dano causado pela radiação do que as células anormais. Portanto, na maioria das vezes, a doença é destruída e as células normais se recuperam após o término do tratamento. Além disto, a Radioterapia moderna, com técnicas precisas, permite que depositemos doses elevadas nas células doentes ao mesmo tempo em que protegemos as células normais do organismo.
Por que, em alguns casos, a Radioterapia é utilizada no lugar da cirurgia?
Algumas vezes, o tumor pode ser controlado pela Radioterapia, não havendo necessidade de procedimento invasivo. A Radioterapia pode, ainda, ser empregada em conjunto com a cirurgia, Quimioterapia e/ou Hormonioterapia.
Quais são os efeitos da Radioterapia?
Após confirmação da indicação e da técnica de Radioterapia escolhida pelo médico radioterapeuta, o paciente passa pelas seguintes fases:
A. Tomografia de planejamento
As imagens geradas pela Tomografia são enviadas para um computador onde será efetuado o planejamento.
B. Planejamento
Nessa etapa será delimitado, na imagem da tomografia, o local do corpo que será tratado, bem como os órgãos normais adjacentes que serão protegidos. Após a identificação dessas estruturas, o planejamento das incidências da radiação é realizado pela equipe de física –médica. O médico e físicos avaliam se a distribuição da dose de radiação está adequada, ou seja, se o local que precisa ser trado está recebendo de forma homogênea dose prescrita e os órgãos normais o mínimo possível.
C. Aplicações
Após o término do planejamento, o paciente começa a receber as aplicações, cujo número pode variar de uma única aplicação até 42. Essas aplicações são diárias, realizadas nos dias úteis, e o paciente fica na sala de tratamento entre 10 e 20 minutos, dependendo da complexidade da técnica utilizada. As aplicações são indolores e geralmente os pacientes saem bem, sem sintomas.
D. Revisões semanais
Durante o tratamento, os pacientes passam pelo menos uma vez por semana em consulta para solucionar dúvidas com o médico e serem examinados. Outros profissionais, como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas e enfermeiros acompanham a evolução e, se houver necessidade, participam do tratamento.
E. Alta
No último dia de tratamento, o paciente passa em consulta de alta com o médico. Nessa consulta, o médico o orientará quanto aos próximos passos, agendará as consultas de retorno e entregará o relatório da Radioterapia realizada por escrito.
F. Seguimento
Após o término do tratamento, o paciente será periodicamente acompanhado pelo médico Radioterapia, em conjunto com os outros médicos envolvidos. A frequência das consultas e dos exames complementares depende de cada situação clínica.
O paciente fica com irradiação no corpo?
A radiação emitida pela Radioterapia externa atravessa o corpo do paciente e não impregna em seu interior. Portanto, o paciente não fica radioativo e não há problemas de contato com outras pessoas. Quando o paciente é tratado com implante de material radioativo de forma permanente haverá emissão de radiação do interior do mesmo por um determinado tempo. Nesses casos, o paciente recebe as instruções específicas sobre os cuidados que deve ter e por quanto tempo.
Quais são os efeitos da Radioterapia?
Tanto os efeitos benéficos como os indesejados dependem da dose utilizada e da área do corpo que está sendo tratada. É possível, em muitas ocasiões, o paciente não ter qualquer efeito colateral durante o tratamento ou apresentar apenas uma reação passageira na pele por onde a radiação atravessou.
Como cada efeito colateral depende de cada caso, é muito importante que o paciente seja orientado pelo médico quanto a esses efeitos e como tratá-los ou amenizá-los.
Eles variam em função da área tratada e da dose. Muitos efeitos colaterais, porém, desaparecem rapidamente após o término do tratamento. Alguns deles são:
- náusea e vômitos: podem ser controlados com medicação. Mudanças na dieta e redução dos condimentos (pimenta e temperos fortes) podem ajudar;
- perda do apetite: refeições devem ser feitas em pequenas quantidades e com mais frequência;
- diarreia: a irradiação do abdome pode desencadear aumento das evacuações. Beber muito líquido e evitar alimentos com muitas fibras (vegetais crus e frutas frescas como laranjas) são dicas importantes;
- mudança de paladar: a irradiação das lesões na boca e no pescoço alteram a capacidade de perceber o sabor dos alimentos. Ao término do tratamento essas alterações voltam ao normal após um determinado período;
- boca irritada: durante o tratamento de lesões de cabeça e pescoço, a boca fica ressecada e muitas vezes com lesões do tipo "aftas". Manter a boca úmida e limpa, fazendo bochechos com água bicarbonatada, ajuda bastante.

O que o paciente pode fazer para contribuir com o sucesso do tratamento?

- proteger a área de tratamento;
- usar roupas confortáveis;
- proteger a área de tratamento do sol;
- evitar o uso de sabonetes perfumados, perfumes, bolsas quentes ou frias;
- comer alimentos saudáveis;
- beber bastante líquido;
- não consumir bebida alcoólica;
- avisar o médico sobre medicações que já faz uso;
- perguntar sobre suas dúvidas durante as revisões semanais.

Há algumas sugestões que possam contribuir para reduzir as náuseas dos pacientes em tratamento radioterápico?

Sim. Algumas delas são:
- fazer refeições em pequenas quantidades e várias vezes ao dia (pelo menos seis vezes);
- ingerir alimentos em temperatura ambiente;
- ingerir lentamente bebidas geladas;
- manter a higiene oral;
- evitar fumar;
- evitar bebidas alcoólicas, café, chá preto e chá mate;
- evitar sentir o cheiro de comida durante o seu preparo;
- evitar frituras, alimentos gordurosos e muito temperados e doces concentrados, como o de leite, goiabada, marmelada, cocada, calda de compota, creme e bolos recheados;
- evitar comer uma ou duas horas antes da Quimioterapia;
- não deitar logo após as refeições.

O que fazer em caso de ressecamento da boca (xerostomia)?
Fazer a higiene oral com frequência, aumentar a ingestão de líquidos durante o dia, beber pequenas quantidades de líquidos durante as refeições e acrescentar molhos e caldos nos alimentos. O seu médico poderá receitar uma fórmula para substituir a saliva.

O que fazer em caso de aftas (mucosites)?
Aumentar a ingestão de líquidos, evitar alimentos muito quentes ou muito frios, dar preferência a alimentos macios e fáceis de mastigar e engolir, como purês, sopas, cremes, pudins, gelatinas, mingaus, vitaminas e carnes moídas ou desfiadas, evitar alimentos ácidos, crus, duros e secos.
Fazer a higiene oral com frequência (30 minutos após as refeições e a cada quatro horas, usando escova de dentes macia, creme dental não-abrasivo ou solução de bicarbonato com sódio), limpar a prótese dentária quatro vezes ao dia, umedecer os lábios com manteiga de cacau, ingerir dois litros de água por dia e fazer bochechos com solução de água bicarbonato (diluir uma colher de chá de bicarbonato de sódio em duas xícaras de água).

O quer fazer em caso de diarreia?
Usar regularmente a medicação prescrita, fazer refeições pobres em fibras, aumentar a ingestão de líquidos por dia (água + refresco + chás), evitar alimentos muito frios ou muito quentes, evitar os alimentos considerados laxativos (verduras cruas ou cozidas, alimentos integrais e frutas como laranja, mamão, abacate e ameixa), dando preferência por maçã sem casca, goiaba, limão, melão e banana, evitar alimentos gordurosos como leite integral e seus derivados (creme de leite e queijos gordurosos) e reduzir o consumo de açúcar refinado, açúcar mascavo e mel.

O que fazer em caso de prisão de ventre (obstipação)?
Beber muito líquido durante o dia (os líquidos quentes aumentam o trânsito intestinal), aumentar o consumo de frutas (mamão, laranja, abacate e ameixa), ingerindo sempre que possível fibras, aumentar o consumo de verduras cruas e cozidas e evitar o consumo de amido de milho, creme de arroz, fubá e farinha de trigo.

Rotina da Radioterapia

1. Avaliação médica: é necessário agendamento prévio;
2. Programação do tratamento: após a primeira consulta, o médico, de posse de todos os exames, define qual o tratamento indicado, assim como quais os acessórios serão usados, previsão do número de sessões (dias), finalidade do tratamento e reações, entre outras informações;
3. Conforme a agenda, os auxiliares de atendimento (Recepção) definem com o paciente os dias e horários de tratamento;
4. Uma vez agendado, esse horário é mantido por todo o tratamento;
5. Caso haja necessidade de autorização prévia para o tratamento (convênios), o paciente deve aguardar a liberação da Central de Autorizações. Neste caso, assim que autorizado, os auxiliares de atendimento entram em contato com o paciente;
6. Após o agendamento, o paciente é orientado pela equipe de Enfermagem sobre o preparo para os procedimentos;
7. O tratamento tem duração de 12 a 15 minutos, por sessão, dependendo do tipo de equipamento selecionado e da técnica empregada.

Horários de atendimento

• Recepção: 6h30 às 22 horas;
• Aparelhos: 7 horas às 21h30.

Recomendações durante o tratamento:

• Procure chegar 15 minutos antes do horário marcado (identificado no cartão de tratamento);
• Apresente-se à Recepção para se identificar e, em seguida, coloque o seu cartão de tratamento no local indicado. No caso de esquecimento ou perda do mesmo, informe a Recepção;
• Evite comparecer fora do seu horário de tratamento, pois isso acarreta atraso nos aparelhos;
• Lembre-se de que pode haver atraso no atendimento devido a possíveis emergências, assim como a manutenção corretiva da máquina;
• Comunique à Recepção caso precise faltar ao tratamento;
• Procure usar roupas leves, que facilitem despir-se e vestir-se;
• Evite usar roupas apertadas, pois a pele pode ficar mais sensível durante o tratamento;
• Fique imóvel durante o tratamento, para que a radiação não ultrapasse os limites da área que está sendo tratada;
• Mantenha a área em tratamento sem depilação. Caso necessite, a Enfermagem irá orientá-lo;
• Após cinco dias de tratamento, o paciente é reavaliado pelo médico (revisão semanal). A data exata deste procedimento é avisada pelo técnico do aparelho;
• Comunique ao técnico do aparelho ou a Enfermagem sobre qualquer dúvida ou queixa referente ao tratamento, antes do início de cada sessão, para que seu médico possa tomar as devidas providências;
• Evite tomar banho de piscina e de mar, assim como fazer uso de sauna durante o tratamento, pois são contraindicados neste período;
• Mantenha uma alimentação normal e procure ingerir bastante líquido.
Cuidados com a pele

• Lave a área em tratamento com água e sabão neutro ou à base de glicerina e enxugue-a com uma toalha macia, sem esfregar;
• Cremes, loções, talcos, desodorantes, perfumes, pomadas ou outras substâncias na área em tratamento só poderão ser utilizados após orientação da equipe médica e da Enfermagem;
• Utilize curativos na pele somente após orientação da Enfermagem e do médico;
• Evite o uso de bolsas de água quente ou gelo e banhos muito quentes;
• Proteja a pele da luz solar.
Receitas:

Suco rico em ferro

• 1 banana pequena;
• 1 beterraba pequena, crua e sem casca;
• 1 cenoura pequena, crua e sem casca;
• 1 copo de 250 ml de suco de laranja;
• 1 colher de sopa de germe de trigo;
• 1 colher de sopa de aveia;
• 1 colher de chá de levedo de cerveja em pó.
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

Sopa rica em ferro

• ½ maço de rúcula;
• ½ kg de inhame;
• 1 beterraba;
• 2 cenouras;
• 1 espiga de milho debulhado;
• 1 talo de aipo;
• 3 galhos de salsa;
• 2 mandioquinhas;
• 3 folhas de couve;
• ½ xícara de feijão;
• 50g de carne bovina;
• 2 galhos de espinafre;
• 1 colher de sopa de shoyu;
• ½ colher de óleo de canola;
• Alho e cebola a gosto;
• Sal moderado.
Cozinhe tudo junto, espere esfriar e bata no liquidificador.

Sucos para prevenir náuseas

• 1 gomo de limão;
• 1 fatia fina de raiz de gengibre;
• 1 cacho médio de uvas;
• água mineral com gás.
Bata tudo no liquidificador, coe e beba em seguida

• 1 fatia fina de raiz de gengibre;
• 1 maçã sem semente;
• água mineral com gás.
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

• 1 Beterraba pequena;
• 2 ou 3 Maçãs sem semente.
• água mineral.
Bata tudo no liquidificador e beba em seguida.

• 1 kiwi;
• 1 maçã;
• 1 cacho pequeno de uvas;
• água mineral.
Bata tudo no liquidificador com água e beba em seguida.

Suco para prevenir constipação

• 5 ameixas secas sem sementes;
• ½ mamão papaia;
• 200 ml de água mineral
Um dia antes de fazer o suco, coloque as ameixas no copo com água. Na hora do preparo, bata no liquidificador as ameixas, a água e o mamão por 3 minutos. Sirva sem coar.

Contamos com uma equipe de Enfermagem para orientar os pacientes sobre os cuidados necessários com a região em tratamento.
Mantenha seus dados cadastrais atualizados, especialmente os telefones e e-mails. Em caso de dúvidas, entre em contato pelos telefones (11) 3474-4250 e (11) 3474-4251 ou pelo PABX (11) 3474 4222.

As informações contidas neste folder são orientações gerais. Elas nunca devem substituir as especificações feitas pelo médico para o seu caso.

 
     
  << Voltar para a tela anterior