- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  ESPECIALIDADES MÉDICAS  
 
 
     
 

Nutrição

O Serviço de Nutrição e Dietética (SND) faz parte integral do tratamento do paciente oncológico, já que o câncer é uma doença que passa por um processo metabólico destrutivo e faz com que o paciente necessite de uma alimentação adequada em cada fase do tratamento.

O diagnóstico nutricional, então, é fundamental para que os pacientes respondam da melhor forma possível as terapêuticas a que possam ser submetidos.

No IBCC, o SND presta atendimento a todos os pacientes internados, começando pelo grupo pré-operatório, em que pacientes e acompanhantes recebem explicações sobre rotinas do Serviço e são esclarecidas as possíveis dúvidas sobre a alimentação durante a internação.

A triagem nutricional é feita no momento da internação e tem como objetivos adequar a alimentação às necessidades e aos hábitos alimentares do paciente. Diariamente são realizadas visitas, verificando-se a aceitação das refeições e quais as adaptações necessárias para aumentar a adesão do paciente com relação à dieta prescrita. Alguns pacientes são encaminhados à Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), composta por médicos, enfermeiros, nutricionistas e farmacêuticos que, juntos, discutem a evolução e os procedimentos indicados para cada caso. No momento da alta hospitalar, os pacientes com nutrição enteral via sonda recebem orientação sobre a dieta e, quando necessário, são encaminhados para o atendimento ambulatorial.

Além disso, visando humanizar o atendimento, o SND desenvolve algumas atividades, como:

- Respeito aos hábitos alimentares e desejos: os pacientes da TMO recebem diariamente um cardápio com opções para escolha do almoço e jantar.

- Em datas comemorativas como Páscoa, Natal e Ano Novo, é oferecido um cardápio especial para os pacientes internados e colaboradores;

- No momento da pega da medula ocorre, para os pacientes transplantados da TMO, uma comemoração com bolo e refrigerante;

- Mensalmente, para pacientes internados na enfermaria TCTH, são realizados jantares especiais com refrigerantes, pizza, pastel, cachorro quente, lanche de metro e tortas;

- Todos os pacientes que estão recebendo a quimioterapia, no horário do almoço, recebem uma refeição como cortesia.

 
     
  << Voltar para a tela anterior