- Convênios  
  - Marque Consulta  
  - Exames  
  - Trabalhe Conosco  
  - Imprensa  
  - Humanização  
  - Ajude o IBCC  
  - Informativos  
  - Transplantes  
 
     
  ESPECIALIDADES MÉDICAS  
 
 
     
 

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional é a aréa de Saúde responsável pelas atividades humanas, planejamento e organização do cotidiano (dia a dia), possibilitando melhor qualidade de vida. Ela atua em desenvolvimento, educação, emoções, desejos, habilidades, organização de rotina, conhecimento do corpo em atividade, utilização de recursos tecnológicos e equipamentos urbanos, facilitação e economia de energia nas atividades cotidianas e laborais (trabalho). Todas estas ações têm o objetivo de aumentar a autonomia e independência de seus pacientes.

O terapeuta se ocupa da realização de atividades artesanais ou do cotidiano, desde as mais simples, como escovar os dentes ou levar alimentos à boca, às mais complexas, como dirigir um automóvel, auxiliando na recuperação das pessoas que apresentam qualquer alteração na realização de atividades de autocuidado ou interação social. O terapeuta ocupacional deve garantir que o paciente consiga realizar com êxito as tarefas de três áres de desempenho ocupacional: lazer, autocuidado e atividades produtivas.

No IBCC, esta atividade faz parte da rotina de pacientes de diversos setores, como, Unidade de Hematologia e Transplante de Células-Tronco Hematopoéticas, , Internação e Unidade de Longa Permanência.

 
     
  << Voltar para a tela anterior